SERVIÇOS

Tecnologia Diagnóstica

Uma equipe de médicos que é referência no Brasil com o melhor da tecnologia diagnóstica

A Densitometria Óssea pode ser realizada por um especialista em densitometria ou por um técnico em radiologia, o profissional irá solicitar ao paciente a troca da roupa por um avental e para que se deite na maca, depois de pôr as pernas em um suporte e alinhar a coluna e a pelve será iniciado o procedimento.
Esse exame é realizado de 10 a 20 minutos, é rápido e indolor, mas pode causar desconforto em quem tem problemas na coluna, por conta de deitar e ficar imóvel na maca. É recomendado ao paciente que não tome medicamentos ou suplementos que contenham cálcio, pois irá afetar o resultado e gerar um diagnóstico errado.

Indicações da Densitometria Óssea

Este exame é solicitado por especialistas que acham necessário por fatores no histórico do paciente, como por exemplo:

  • São fumantes;
  • Sedentários;
  • Possuem doenças reumáticas, gastrointestinais ou cálculos renais;
  • Apresentam osteopenia;
  • Mulheres na menopausa;
  • Fazem uso contínuo de corticóides;
  • Possuem histórico familiar de fratura;
  • Pacientes com osteoporose, para acompanhar o tratamento.

Não é indicado para gestantes pois a radiação fará mal ao bebê. Para pessoas que foram diagnosticadas com osteoporose ou outra doença nos ossos, é recomendado repetir o exame de forma recorrente para checar os resultados obtidos em tratamentos. Além disso, especialistas recomendam que mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos realizem periodicamente a densitometria para prevenir e também diagnosticar anomalias precocemente, facilitando o tratamento.

Qual a diferença entre osteopenia e osteoporose?

Ambas ocorrem por perda de cálcio, o que separa é a quantidade que perdeu da massa dos ossos. A osteopenia é o início da osteoporose, é o alerta que o nosso corpo dá para avisar que está ocorrendo aos poucos uma perda de densidade óssea. Assim, é possível procurar a tempo um médico reumatologista, endocrinologista, fisiatra, geriatra ou ortopedista, para realizar outros exames se for preciso e dar início ao tratamento mais adequado.

Já a osteoporose, é uma doença causada pela diminuição das células que restauram as áreas envelhecidas e as que produzem ossos novos, deixando os mesmos porosos e fáceis de quebrar. Apesar de ser considerada uma doença de envelhecimento, é muito comum em mulheres na menopausa, pela baixa produção do hormônio estrogênio.

PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS

✔ Corpo inteiro

✔ Fêmur

✔ Coluna vertebral